User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:
Como se vestir para entrevistas de emprego:
Com que roupa eu vou?
Essa é a dúvida da maioria das pessoas. Para evitar erros, opte por uma combinação infalível: bom-senso e sobriedade. A entrevista é o primeiro encontro entre a empresa e o profissional. Durante esse momento, você estará sendo analisado sob todos os aspectos e, é lógico, a primeira impressão é muito importante. Sua aparência será analisada. Vista-se com elegância, sem exageros e de forma compatível com a função que vai exercer.
Para as mulheres
- Discrição é fundamental.
- Escolha roupas de cores clássicas, como preto, marrom, bege, branco, azul-marinho. Evite estampas e cores berrantes.
- Nada de mini-saia, decotes exagerados, transparências ou roupas muito justas. Calça-comprida acompanhada de blazer também é adequado.
- Bijuterias ou jóias discretas e de bom gosto.
- Maquiagem natural e discreta.
- Perfume suave. Use poucas gotas.
- Unhas bem cuidadas e cabelos arrumados. Se forem compridos, é preferível prendê-los.
- Sapatos bem cui. Esqueça os sapatos de salto muito alto, as sapatilhas e as sandálias. Escolha um sapato confortável com salto de altura média.
Para os homens
- Para cargos de diretoria e gerência, deve-se vestir terno de cor sóbria e elegante.
- Para cargos de chefia e supervisão, pode-se vestir blazer (vale a mesma regra de sobriedade e elegância).
- Prefira as camisas de cor clara. Em caso de dúvida, opte pelo branco.
- Use gravatas tradicionais. Nada de estampas com personagens da Walt Disney e nem de cores extravagantes.
- Cabelo arrumado, unhas limpas e cortadas são fundamentais.
- Nada de brincos, correntes e pulseiras. Use apenas relógio e aliança.
- O perfume deve ser discreto.
Para homens e mulheres
- Não há necessidade de levar na entrevista aparelho celular, bip ou pager. Se for indispensável, mantenha-os desligados. Lembre-se: esse é um momento muito importante e não deverá ser interrompido com chamadas particulares.
- A maioria das empresas aboliu o fumo em suas dependências, criando áreas específicas para os fumantes. Mesmo que a selecionadora fume, resista à tentação.
- Impressione por sua competência, jamais por suas roupas extravagantes.
- Postura é importante. Seja discreto e educado. Jamais demonstre excesso de intimidade com a selecionadora.
- Leve uma pasta com trabalhos e informações que você julga importante apresentar durante a entrevista.
Piadas: Bobagens ditas pelos candidatos em entrevistas
O momento da entrevista de emprego é bastante natural que os candidatos fiquem tensos. Divirta-se com questões reais ocorridas com candidatos a emprego no momento da entrevista, parecem piadas, mas não são...
Um candidato recusou o emprego porque achou o salário alto. Outro disse que não se levantaria da cadeira até ser contratado...foi retirado pelos seguranças. Um terceiro desafiou o entrevistador para uma queda de braço. Piada? Nada disso: são histórias verdadeiras (e absurdas) que aconteceram durante entrevistas de emprego. Nem é preciso dizer que nenhum deles conseguiu a vaga, né? Veja, abaixo, por que.
1. O candidato desculpou-se abruptamente e saiu. Voltou alguns minutos depois usando uma peruca.
2. Pediu para ver o currículo do entrevistador para checar se ele era qualificado para julgá-lo.
3. Levou seu cão boxer à entrevista.
4. O entrevistador perguntou: "Onde você se vê dentro de cinco anos?" A resposta: "No seu lugar".
5. Para mostrar qualificação, o candidato disse que ao começar o trabalho provaria que a gerência toda da companhia era formada por incompetentes.
6. No fim da entrevista, retirou uma câmera Polaroid do bolso e tirou uma foto do entrevistador. Disse que havia feito fotos de todos os que o entrevistaram.
7. Disse que se conseguisse o emprego tatuaria o logotipo da empresa no braço para mostrar lealdade.
8. Sem dizer uma palavra, o candidato levantou-se no meio da entrevista e caiu fora.
9. Disse que não tinha almoçado e perguntou se poderia comer um hambúrguer que trazia na pasta.
10. O candidato não só mascava chiclete, como fazia bolas.
11. Manteve o walkman nos ouvidos durante toda a entrevista.
12. Interrompeu a conversa e ligou para o analista para pedir um conselho sobre como responder determinada questão.
13. Disse que não estava interessado porque o salário era muito alto.
14. Quando o entrevistador atendeu ao telefone, o candidato sacou uma Penthouse da pasta e ficou olhando as fotos; parou um longo tempo no pôster central.
15. Durante a entrevista um alarme de pulso soou, o candidato se desculpou e disse que tinha de sair para uma outra entrevista.
16. O candidato disse que não sairia da cadeira até ser contratado. Foi preciso chamar a segurança.
17. Quando perguntado se tinha passatempos, levantou e começou a dançar tango com uma parceira imaginária.
18. Tirou um videogame portátil da pasta e desafiou o entrevistador para um pinball.
19. Começou a pular no tapete e disse que o entrevistador deveria ser muito importante para ter um tapete tão grosso.
20. Perguntou quem era a garota encantadora no porta-retratos. Quando o entrevistador disse que era sua mulher o candidato perguntou se ela estava em casa e qual era o telefone. Foi retirado pela polícia.
21. O telefone do candidato tocou no meio da entrevista. Era sua mulher. Ele pergunta: "que companhia? quando eu começo? qual o salário?" O entrevistador disse que supunha que a entrevista não lhe interessava mais. O candidato respondeu: "lógico que interessa, vou para a empresa que pagar mais". Era um truque para elevar a oferta.
22. O candidato perguntou se o fato de o entrevistador não estar de terno tornava a oferta de emprego menos formal.
23. Desafiou o entrevistador para uma queda de braço.
24. O candidato disse que na verdade não queria trabalhar, mas que o seguro desemprego pediu uma prova de que ele estava procurando um trabalho.
25. Perguntou se podia consumir cocaína antes de começar a entrevista.
26. O pretendente à vaga chegou usando apenas um sapato. Disse que o outro fora roubado no ônibus.
27. A bolsa da candidata abriu durante a entrevista e de dentro saltou uma calcinha, além de dois potes de maquiagem e um vidro de perfume.
28. Chegou na entrevista de mobilete e estacionou na recepção. Disse que não queria ser roubado e por isso precisava de um lugar coberto para deixar a mobilete.
29. Retirou o sapato e a meia do pé direito e colocou talco nos dedos. Disse que precisava fazer aquilo quatro vezes ao dia e que estava na hora.
30. Assoviou o tempo todo enquanto o entrevistador falava.
O dia da entrevista... o que fazer?:
Um desagradável frio na barriga, as mãos trêmulas e o suor excessivo não deixam dúvidas: você está passando por uma crise de ansiedade. Isso é natural.
A ansiedade é uma emoção relacionada ao futuro. Ela surge quando existe dentro das pessoas uma previsão ruim em relação a algum fato. A entrevista de seleção, por exemplo, é um destes momentos. O profissional sente-se ansioso porque tem medo do desconhecido, medo de não ser aprovado, medo de não se sair bem.
Esse sentimento é natural. Para que você se sinta mais seguro, elimine alguns problemas que podem influenciar de forma negativa seu desempenho.
- Nunca chegue atrasado. Procure chegar dez minutos antes do horário marcado, assim você terá tempo para se acalmar e não deixará o selecionador esperando.
- Sinta-se confiante e confortável com a roupa que está vestindo.
- Prepare na véspera, o material que levará: currículo atualizado, agenda, caneta e material complementar sobre seu trabalho. Tenha uma relação das pessoas que podem dar boas referências sobre você, como ex-chefes.
- A partir do momento em que entrar na empresa, você estará sendo analisado. Trate bem todos os funcionários, do porteiro à secretária.
- Na sala de espera, depois de se dirigir à secretária, sente-se e leia algo descontraído. Aproveite para respirar fundo e relaxar. Na sala, com a selecionadora Ao ser chamado, dirija-se à sala indicada procurando manter-se calmo. Daqui para a frente, procure agir com naturalidade.
- Cumprimente a selecionadora com um firme aperto de mão e olhe-a nos olhos. Sorria e mostre-se confiante. Adote uma postura positiva.
- Memorize o nome da selecionadora. É sinal de atenção e respeito. Trate-a por senhora.
- Espere ela mandá-lo sentar. Mantenha a postura reta, mas relaxada, e mantenha seu material no colo. A mesa é um território da selecionadora. Não coloque nada sobre ela.
- A selecionadora é a primeira a falar. Ouça com atenção. Algumas oportunidades são perdidas porque as pessoas não escutam o que está sendo pedido.
- Mantenha o tom de voz igual ao do selecionador. Não se sinta numa posição inferior.
- Se estiver nervoso, fale como está se sentindo. Ele entenderá sua situação. Muitas vezes, ele também encontra-se ansioso porque sofre pressão para resolver a ocupação da vaga, tem um prazo a cumprir e deseja encontrar o mais rápido possível a pessoa certa para a empresa.
- Ao responder às perguntas seja positivo, claro, competente e simpático.
- Destaque suas qualidades e sinta-se confiante.
- Fale com confiança, evite gaguejar. Evite demonstrar dúvida.
- Seja sempre sincero e verdadeiro. Não tente impressionar inventando conhecer pessoas ou assumindo para si méritos de trabalhos que você não realizou. Caso tenha alguma dúvida, o selecionador tem como confirmar as informações. Não se iluda.
- Procure manter a calma, qualquer que seja a situação. Nunca responda de forma grosseira ou ríspida.
- Seja discreto, sempre. Não fale mal de ninguém nem comente assuntos confidenciais de seus empregos anteriores.
- Se tiver alguma dúvida, não tenha medo de perguntar.
- Não utilize uma linguagem técnica ou específica à sua profissão, a menos que a entrevistadora tenha conhecimento do assunto ou solicite que você fale sobre determinado tema.
- Ao responder alguma pergunta pessoal, limite-se ao que está sendo pedido. Não conte casos nem prolongue demais o assunto.
- Se lhe oferecerem água, café ou chá, aceite se desejar. Jamais peça.
- Não mexa na mesa do entrevistador. Evite olhar o que há sobre ela.
- Demonstre seu real interesse em trabalhar na empresa.
- No caso do telefone dela tocar, não preste atenção na conversa.
- Não saia da entrevista antes de esclarecer todas as dúvidas.
- Ao terminar a entrevista, agradeça a oportunidade.
Salário. Falar ou não falar?
Não toque no assunto. Espere o momento certo para conversar a respeito. Muitas empresas deixam o assunto para ser discutido numa segunda entrevista, quando se procurará saber sobre seus ganhos anteriores e sua expectativa. Nunca falte com a verdade, imaginando poder conseguir um salário superior ao que recebia, porque a informação poderá ser confirmada em sua carteira de trabalho, caso seja contratado.
Esse roteiro foi elaborado para ajudá-lo a se preparar para a entrevista e tem o objetivo de lembrá-lo de algumas providências para que você possa superar com tranqüilidade essa etapa. Mais importante do que seguir regras, é você procurar ser natural e agir com bom-senso e equilíbrio. Seja a pessoa que você realmente
Comentários
Postar um comentário
esta a procura de uma vaga ? deixe aqui seu contato .
BOA SORTE!!