ão Paulo
Para atuar na área de vendas é preciso ter veia de vendedor, afirma
Luís Augusto Ildefonso da Silva, consultor de varejo e diretor de
relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping
(Alshop).
Segundo o consultor, os consumidores estão mais informados e
exigentes, portanto, objetividade no atendimento, foco nas necessidades
do cliente e informações sobre o produto ou serviço a ser comercializado
são primordiais para uma boa venda.
Ao
Empregos.com.br,
Silva fala sobre o perfil do profissional de vendas, mercado de
trabalho, diferentes ramos de atuação e dá dicas para quem busca emprego
na área.
Leia a entrevista:
Quem é o vendedor?
É o indivíduo que recebe os clientes em uma loja procurando atender
todos da melhor forma possível, ouvindo muito mais do que falando, para
atender as necessidades do consumidor.
Perfil do vendedor
O principal é a dedicação, entender o consumidor, atendê-lo bem e ter a
veia de vendedor. Muitas vezes o indivíduo estuda para ser Engenheiro,
mas abraça a carreira de vendedor e vai longe.
A identificação de um vendedor com o produto, evidentemente vai dar
mais capacidade de mostrar ao cliente em riqueza de detalhes o produto e
lhe dará a satisfação de vender algo que ele goste.
Alguém apaixonado por eletroeletrônica terá uma afinidade muito
grande para vender aparelhos como TV ou um equipamento tecnológico de
alta performance e uma facilidade grande para explicar ao consumidor
como funciona o produto.
Formação
Se o vendedor não tiver preparo, técnicas psicológicas de venda, o
conhecimento do produto, uma boa dicção… a profissionalização do
vendedor hoje é cada vez mais uma exigência do comércio para que as
vendas sejam mais produtivas.
Cursos para vendedores existem das mais variadas formas. Resta ao
profissional de vendas ter tempo reservado para esses cursos para que
ele se lapide cada vez mais, para vender mais e melhor.
Áreas de atuação / tendências
Inicialmente o vendedor atua em lojas; ele precisa de uma interface e a
loja é o principal campo. Há também o comércio eletrônico, é um campo
que avança muito. E as lojas pop-ups, que vendem e até doam produtos
para serem testados. Nesse caso, pode começar um grande vendedor que não
tenha o ganho pela venda, mas tem eficiência para mostrar um produto a
ser testado.
Sucesso em vendas
A abordagem é o primeiro passo para o sucesso nas vendas. Uma coisa que o
consumidor reclama muito é daquele vendedor que fica na porta da loja
dizendo: “posso lhe servir”, “posso ser útil”, “fique à vontade”. Esses
comentários são óbvios. Quando o consumidor se fixa em algum lugar da
loja é porque está vendo algo do interesse dele. É o momento da
abordagem do vendedor.
Dicas
Aquele que está iniciando deve participar do time da loja em igualdade
de condições, ser extremamente solícito com os colegas, absorver
conhecimento. Se o vendedor fizer isso cotidianamente, será um grande
vendedor.
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