Cerca de 18 mil novas vagas de emprego
devem ser geradas pelos restaurantes do McDonald's no Brasil em 2019.
Otimista com a recuperação do consumo, o presidente da Divisão Brasil da
Arcos Dorados, Paulo Camargo, afirma que a meta é atingir o maior ritmo
de expansão da rede desde o início da crise econômica brasileira.
"Depois de um período complexo,
vislumbramos uma melhora no ambiente macroeconômico e percebemos uma
melhora na confiança do consumidor, que nesse momento se sente um
pouquinho mais a vontade pra gastar", comentou Camargo. "Percebemos no
nosso negócio essa mudança do sentimento das pessoas no último trimestre
do ano e vemos a continuidade disso no início de 2019", conclui.
Maior franquia independente do McDonalds
no mundo, a Arcos Dorados encerrou o mês de setembro com 939
restaurantes no Brasil. Já houve inaugurações durante os meses finais de
2018, mas os números ainda não são públicos. Para 2019, no entanto, a
meta é crescer ainda mais.
A companhia emprega majoritariamente
jovens, que estão em sua primeira experiência no mercado de trabalho.
Cerca de 90% do quadro de funcionários no Brasil é formado por
colaboradores de até 25 anos. "Somos um negocio de mão de obra
intensiva", diz Camargo, que destaca ainda que a companhia treina e
forma jovens que acabam seguindo carreiras fora da empresa.
"Compreendemos isso quase como uma função social", diz.
Investimentos
A meta da Arcos Dorados divulgada no ano
passado era investir até R$ 1,25 bilhão no Brasil durante o triênio que
se encerra em 2019. Os investimentos previstos incluíam expansão e
modernização dos restaurantes, que passaram a incorporar novas
tecnologias, como totens de autoatendimento. Em meio ao otimismo com a
abertura de novos pontos de venda, a empresa deve, no entanto, atualizar
a previsão de investimentos em breve.
"Já temos a liderança desse mercado (de
alimentação) e pretendemos ampliá-la", comentou Camargo. Ele considera
que hoje seria preciso somar o faturamento de ao menos cinco das cadeias
de fast food concorrentes para se atingir o tamanho do McDonald's no
Brasil. Ainda assim, enxerga oportunidades de expansão para novas
cidades no interior ou mesmo bairros mais distantes do centro em grandes
capitais.
O momento mais otimista vem depois de a
Arcos Dorados ter passado por diversas mudanças na condução dos
negócios. Camargo comenta que os anos da crise econômica no País,
ocorrida a partir de 2015, foram anos de "defesa do fluxo de caixa", ou
seja, em que o investimento em expansão deixou de ser prioridade Naquele
momento, o McDonald's ainda foi confrontado no Brasil com o crescimento
das hamburguerias independentes e food trucks. Enfrentou o cenário
lançando novas linhas de produtos "premium" e criando alternativas de
baixo preço no cardápio, os chamados Clássicos do Dia.
"O período passado foi de busca de
eficiências. Agora, estamos num momento de acelerar, de estar em novas
cidades e inaugurar novos pontos de venda", conclui Camargo.
Comentários
Postar um comentário
esta a procura de uma vaga ? deixe aqui seu contato .
BOA SORTE!!