O Instituto Denver já produziu dois ebooks grátis versando sobre como elaborar um currículo e como fazer uma entrevista. Nosso objetivo neste Boletim Informativo é apresentar formas de procurar um emprego.
COMO ENCONTRAR UM BOM EMPREGO
RECOMENDAÇÕES GERAIS
1-Não cometa o grande erro de se basear somente nos anúncios de jornais.
Este é um erro muito comum cometido por pessoas praticamente de todos os níveis (inclusive profissionais de nível superior). A realidade é que a maior parte dos cargos e oportunidades de emprego não é anunciada em jornal pois a empresa pensa primeiramente no custo do anúncio e somente após avaliar todas as alternativas sem custo ou de menor custo é que será colocado um anúncio no jornal.
Em primeiro lugar o Departamento de Recursos Humanos procura profissionais em seu cadastro de currículos. Em segundo lugar procura se algum funcionário pode indicar um amigo ou amiga. Em terceiro lugar procurar na internet. A última alternativa é o anúncio.
2- Envie seu currículo, com carta de apresentação, para as empresas selecionadas.
Poderá enviar direta e pessoalmente ou por email.
3- Cadastre seu currículo no próprio site da empresa que deseja trabalhar.
A maioria das grandes empresas apresentam, em suas páginas, formulários para que, interessados em vagas, preencham seus currículos;
4- Envie seu currículo para as agências de emprego e consultorias de recursos humanos.
Não esqueça de enviar junto a carta de apresentação.
5-Procure anúncios em jornais e responda.
6- Faça contatos com sua rede de relacionamentos (networking).
Faça contatos com amigos, colegas de profissão e informe-os que está procurando uma colocação no mercado de trabalho. Solicite que enviem seu currículo para as empresas onde trabalham ou para seus amigos.
7- Entre em um site de busca (exemplo: google) e digite a palavra emprego e visite algumas páginas de bancos de currículos;
Cadastre seu currículo nestes bancos.
8-Cadastre seu currículo nos sites das boas agências de emprego na internet.
Verifique as vagas oferecidas. Algumas oferecem o serviço gratuitamente e outras cobram mensalidade. Vejamos algumas sugestões.
www.sremprego.com.br – Você pode cadastrar seu currículo gratuitamente por 7 dias depois você terá que escolher uma das modalidades de pagamento R$ 9,90/mês ou R$ 29,00/trimestre.
www.catho.com.br – Você só pode enviar seu currículo para as vagas se for cadastrado. O preço gira em torno de R$40,00 mensais.
www.curriculum.com.br – O cadastro é gratuito, mas para mostrar seus dados à todos os visitantes paga-se um taxa trimestral de R$19,90. Existe também um programa de indicação, onde quem indica pessoas que se cadastram, ganha descontos.
www.empregos.com.br – O cadastro do currículo é gratuito, mas para se candidatar às vagas e ter direito ao seguro de perda de emprego que paga dois salários mínimos, o preço é de R$13,50 ao ano.
www.vagas.com.br – Gratuito para a empresa e para o candidato. Tem um serviço que manda e-mail se aparecerem vagas com o perfil do candidato.
www.profissionalnet.com.br – Paga-se o mínimo de R$30,00 para ter seu currículo incluído por 6 meses.
www.jobonline.com.br - O cadastro de currículo é gratuito, mas para enviar os currículos para as vagas é necessário associar-se pagando uma taxa de R$15,00 por ano.
www.gelre.com.br – O cadastro de currículo e seu envio para as vagas que interessarem é de graça.
www.manager.com.br – A assinatura mensal para incluir o currículo e poder mandá-lo para as vagas é de R$38,50.
9-Conheça você mesmo.
Para ter sucesso na procura de emprego, você deve ter bem claramente, em sua mente, uma consciência de suas habilidades, capacidades, pontos fortes e realizações.
10-Elabore uma carta de apresentação (a que acompanha o currículo) personalizada para cada anúncio de emprego.
Enfatize, principalmente, a relação entre suas habilidades principais e os critérios de seleção, isto é, para cada requisito escreva um pequeno parágrafo demonstrando sua qualificação para o cargo. Na carta informe que, posteriormente, irá efetuar uma ligação telefônica.
11-Sempre coloque um resumo de todas suas habilidades no inicio do seu currículo.
Isto irá facilitar o recrutador que não tem tempo para ler muitos currículos.
12-Procure nos catálogos telefônicos ou internet os telefones da empresa de consultoria de pessoal, caso não apresentem endereço de email ou telefone no anúncio.
Telefone para a empresa e demonstre com frases curtas que seu conhecimento é adequado para o cargo. Solicite email para enviar o currículo.
13-Sempre que possível telefone para a consultoria de recursos humanos de modo que seu currículo possa ser visto e possa falar sobre sua experiência.
Normalmente eles irão receber seu currículo e o colocarão na base de dados da consultoria. Desta forma suas chances aumentam em 30% pois consultores ou empresas clientes não gostam de gastar dinheiro em anúncio quando existem vários currículos na base de dados.
SE A IDADE ESTIVER ENTRE 18 E 24 ANOS
1-Procure seleções para estágios e trainees.
Enviar currículo normalmente não dá bons resultados se não tiver experiência.
2-Candidate-se a vagas temporárias que, na maioria das vezes, não exigem experiência.
Boa parte dessas vagas aparece no final do ano, em que há contratações devido à demanda de Natal e Ano Novo.
3-Procure setores que preferem os jovens: comércio e o telemarketing.
SE A IDADE ESTIVER ACIMA DE 50 ANOS
1-Elabore um excelente currículo enfatizando os pontos positivos sem chamar a atenção para a idade.
Coloque seus pontos fortes na primeira página enfatizando as realizações e, de preferência, mostrando o impacto das realizações no lucro da empresa.
2-Não inclua data de nascimento ou datas de cursos no seu currículo.
3-Somente faça um detalhamento dos últimos 10 a 15 anos de serviço.
4-Faça uma revisão de sua atitude.
A idade você não pode mudar porém sua atitude ou a forma com que a procura do emprego está sendo administrada, pode ser modificada. O segredo para o sucesso é “ter uma atitude positiva”. Lembre: a força que necessita para alcançar o que deseja na vida está dentro de você. Não espere aparecer a luz no fim do túnel. Acenda uma vela.
5-Mantenha-se atualizado com novas idéias e técnicas de sua área de especialização.
Muito provavelmente estes pontos serão discutidos em uma entrevista.
6-Antes de uma entrevista, elabore respostas prontas caso a idade seja citada como um problema.
Exemplo: 'Eu penso que minha idade é uma vantagem porque significa que tenho experiência em X, Y, Z e, deste modo, irei trazer para a equipe todo este conhecimento e experiência”.
7-Mantenha-se fisicamente em forma.
8-Avalie necessidade de reciclagem em técnicas básicas ou ferramentas.
Nunca é tarde para aprender a digitar. Muitos cursos básicos de informática podem ser feitos on-line.
9-Aprenda a fazer Networking eficientemente.
A maior parte das pessoas nesta idade não sabe fazer networking, isto é, desenvolver uma rede de relacionamentos. Este é o segredo do mercado de trabalho atual, principalmente para pessoas nesta faixa de idade.
10- Use sua experiência como um fator positivo concentrando em vender suas habilidades e a adequabilidade da sua experiência aos requisitos do cargo.
Fale sobre o que já realizou no passado e que poderia ser facilmente agregado ao cargo em questão.
NETWORKING
O que é networking ?
· É um processo ativo e sistemático de conhecer pessoas ou trocar informações de modo a conseguir realizações mais eficientemente.
· É a arte de fazer amigos quando não se necessita deles porque mais tarde você poderá necessitar de ajuda destes amigos.
· É fazer contatos, coletar informações, fazer perguntas ou apresentar-se para outras pessoas procurando um benefício mútuo.
· É conhecer as pessoas certas que podem conhecer outras pessoas melhores.
Qual é a importância do Networking?
Estudos de organizações bem sucedidas demonstram a importância de um netwoking forte, principalmente, com clientes, mercado, colegas etc.
Como criar seu networking?
· Colecione cartões de visitas trocados em seminários e reuniões.
· Mantenha um contato constante com as pessoas que fazem parte do seu network.
· Tenha uma grande rede de grandes amigos e contatos no ramo de negócios em que atua.
Quais são as vantagens e benefícios?
· Com um telefonema poderá obter a ajuda ou o contato que necessita.
· Poderá compartilhar ou conseguir recursos.
· Localizar fontes de recursos ou informações.
· Intercambio intelectual é um dos benefícios mais recompensadores do processo de networking.
· Realizar muito mais em menos tempo (pois terá um grande número de recursos externos a quem pode solicitar ajuda).
· Receber várias novas oportunidades de negócios através de seu network.
· Quanto mais pessoas conhecer, mais negócios e oportunidades surgirão.
· Networking economiza tempo
· É um modo rápido e fácil de encontrar o que deseja como um novo emprego, uma casa, uma solução para um problema ou um novo negócio.
· Fazer networking é muito parecido como investir pois você investe um pouco, ano a ano, e o resultado é bem maior que o depósito inicial.
· Networking o ajudará a crescer profissionalmente principalmente se conseguir se relacionar com pessoas ou empresas que são melhores que você ou sua empresa em algum campo: (exemplos: maior receita, mais organizado, mais rápido em atender clientes etc.
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