trabalho home office

a vaga de emprego mais procurada no Brasil em 2023

Imagem
De acordo com os dados que encontrei, a vaga de emprego mais procurada no Brasil em 2023 é vendedor . No primeiro semestre do ano, foram registradas 52.545 vagas para vendedores, o que representa 22,5% do total de vagas abertas no período. Essa alta demanda por vendedores é resultado de diversos fatores, como o crescimento do e-commerce, a expansão do mercado de varejo e a necessidade das empresas de se adaptarem às novas tendências do mercado. Além de vendedor, outras vagas que estão em alta no Brasil em 2023 são: Analista de desenvolvimento de sistemas Engenheiro de software Desenvolvedor de software Analista de marketing digital Gerente de projetos Analista de dados Especialista em cibersegurança Designer de experiência do usuário Essas vagas são relacionadas a áreas que estão em crescimento, como tecnologia, marketing e dados. É importante ressaltar que a procura por vagas de emprego varia de acordo com a região do país, o setor de atuação e o nível de qua

EXCELENTE ENTREVISTA DE EMPREGO



Este livro eletrônico (e-book) foi desenvolvido para os alunos do Instituto Denver de modo que dominem as técnicas para a realização de uma entrevista de emprego e, assim, aumentar suas chances de sucesso. Neste livro iremos enfatizar a importância e objetivos da entrevista, além de oferecer várias recomendações e dicas importantes.
Atualmente a concorrência para encontrar um emprego é muito grande. Após a análise do currículo (Veja também nosso e-book "Como elaborar um excelente Currículo" e faça o download gratuito em nossa página) as empresas normalmente iniciam a etapa de seleção através de entrevistas. Assim, o candidato a emprego deve procurar aprender todas as técnicas que irão facilitar seu sucesso nesta fase da seleção.
Este livro tem como um dos seus objetivos sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica desta grande peça de marketing do produto mais importante do mundo que é VOCÊ.

Instituto Denver
www.institutodenver.com.br
idenver@institutodenver.com.br


INTRODUÇÃO
Você passou na primeira etapa do processo seletivo (análise de currículo). Foi aprovado na triagem inicial, cumpriu o papel de vender sua imagem de forma positiva e foi chamado para participar de uma entrevista. Ufa! Parabéns! Agora é só manter a calma, se preparar bem para a próxima etapa e seguir em frente para ser contratado.
Pensando em orientar nossos alunos, o Instituto Denver preparou esse e-book para que os mesmos se preparem e passem por essa etapa tão temida.

1. Afinal o que é uma Entrevista?
É uma técnica de seleção que o empregador utiliza para avaliar o perfil profissional e pessoal do candidato e verificar se o mesmo atende ou não às qualificações para o cargo.
2. Para que serve?
A entrevista é uma oportunidade para checar a postura profissional e pessoal do candidato. Neste momento, o candidato informa o que deseja de sua vida profissional, informa onde trabalhou, as experiências profissionais, além de falar também um pouco sobre sua vida pessoal (família, amigos, hobbies, etc).
O recrutador normalmente confirma e avalia todas as informações contidas no currículo, conhecendo mais detalhadamente o candidato e todas suas experiências na área. Esta avaliação tem como objetivo verificar se o candidato está apto a assumir as exigências da vaga.
3. Qual é o objetivo da entrevista?
O objetivo do recrutador é medir a postura, as atitudes e os conhecimentos técnicos dos candidatos para que possa escolher o candidato que melhor atende as necessidades da organização.
O objetivo do candidato na entrevista é conseguir demonstrar ser o ideal para aquele posto de trabalho, tentando "vender" os seus serviços e fazendo valer as suas competências.

PLANEJAMENTO
Para que tudo ocorra bem na fase da entrevista, você precisará fazer um planejamento adequado.
Primeiro entenda o objetivo da entrevista, ou seja, o que o potencial empregador deseja saber. Então, para cada entrevista, o candidato deverá se munir de uma estratégia e para isso avalie as seguintes questões:

Quem você é?
O que você já fez?
O que o seu último empregador acha de você?
Quais os resultados alcançados nos últimos empregos?
O que pode fazer para a empresa que está selecionando?
O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele?
É muito importante que leve seu currículo atualizado no dia da entrevista, pois normalmente as entrevistas são guiadas pelo mesmo. Além do currículo, poderá levar também um portfólio para apresentar, e assim detalhar suas experiências (o currículo é o resumo de suas qualificações e experiências; o portfolio é o conjunto de exemplos de material que você produziu ao longo de sua carreira).
Além disso, conhecer um pouco da empresa antes da entrevista é uma atitude que conta pontos diante do entrevistador. Além de ficar mais preparado para falar sobre como pode contribuir com o crescimento da organização e sobre outros aspectos que envolvam o dia-a-dia da empresa, o candidato demonstra mais interesse pela vaga.
1 - O que é preciso saber sobre a empresa?
Nome
Localização
Setor em que atua
Como se situa no mercado
Produtos e/ou serviços que oferece
Concorrentes
Reputação no mercado
Mudanças ocorridas recentemente
Função desempenhada pela vaga
Para encontrar essas informações, o candidato poderá:
Visitar o site institucional da empresa;
Conversar com funcionários ou conhecidos que já tenham trabalhado lá;
Conseguir folders e material promocional da empresa;
Ler matérias na internet, em jornais ou revistas;
Procurar saber sobre algum trabalho (voluntário) prestado pela empresa.

A APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO
Como se Apresentar

O visual de um profissional pode não lhe garantir o sucesso, mas aqueles que se vestem e se portam inadequadamente, com certeza, estão fadados ao insucesso.

Quando falamos em boa apresentação é muito mais do uma roupa impecável, pois muitas vezes nossos gestos falam muitos mais do que nossas palavras.

Seguem algumas atribuições que se pode considerar boa apresentação pessoal:

Ter ombros alinhados;
Costas eretas;
Olhar brilhante;
Andar correto;
Voz pausada e agradável;
Postura polida e ao mesmo tempo firme.
O traje utilizado durante uma entrevista também conta pontos na Avaliação. Em caso de dúvida quanto ao padrão utilizado pela empresa, o estilo clássico é sempre uma boa opção.

Candidatos:

Ternos (Azul marinho/preto) ou Calça Social com Camisa Social;
Sapato social (bem engraxado);
Barba e bigode bem feitos;
Unhas Limpas;
Pasta bem conservada;
Perfume bem leve.
Candidatas:

Tailleur (terninho acinturado) com saia até o Joelho (não chamando atenção para as pernas);
Blusa de manga ¾ (branca, preta ou tons neutros);
Sapatos básicos (preto ou marrom);
Cabelo impecável (caso use coloração devem estar retocados);
Unhas bem feitas com esmalte claro;
Bolsa bem conservada;
Perfume leve;
Meia calça neutra (natural, preta, transparente);
Maquiagem discreta dando um tom bem natural.

TIPOS DE ENTREVISTA
Normalmente a entrevista avalia se a personalidade, ou seja, os aspectos pessoais do candidato e seus conhecimentos profissionais, são compatíveis com o que a descrição do cargo e a expectativa da empresa.
1. Telefone

Tem como objetivo realizar uma triagem inicial. A entrevista por telefone tem a função de confirmar três questões principais:

Verificar se a pessoa tem interesse em ocupar a vaga;
Confirmar o perfil do profissional, para ver se apresenta realmente tudo o que consta no currículo e se possui habilidade para ocupar o cargo;
Analisar se o candidato tem uma comunicação adequada, sabe falar corretamente e ainda se apresenta erros de português.
2. Entrevista Preliminar realizada por Psicólogos
Muitas empresas optam por realizar uma entrevista preliminar com os candidatos. Em empresas de menor porte, a entrevista poderá ser feita pelo imediato superior.

O escopo desta entrevista se relaciona especificamente alguns aspectos do contexto profissional como:
Linha de trabalho;
Perfil profissional;
Expectativas em relação ao cargo e à empresa;
Revisão do histórico profissional;
Perfil sócio-econômico, sócio-cultural e político.
3. Entrevista em Grupo
As entrevistas em grupo podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal. Nesta modalidade o selecionador poderá verificar características como:
Liderança;
Desprendimento;
Facilidade de relacionamento.
4. Entrevista Pessoal
Essa é quase sempre a última etapa, por isso a mais importante. O número de concorrentes é pequeno e você já está muito próximo de conseguir a vaga. Sugere-se que o candidato faça uma listagem prévia dos seus pontos fortes e pontos fracos.
Nessa fase, você deixa de ser um número e passa a ter um rosto e um nome.
Neste tipo de entrevista o candidato deverá:
Demonstrar qualidade técnica comportamental compatível com o cargo expressa em forma de relacionamento durante a entrevista. É necessário que seja solidamente embasada em conhecimentos e experiências;
Evidenciar sua capacidade de trabalhar em grupo, relacionar-se com a chefia e equacionar as necessidades de ambas as partes;
Preocupar-se em projetar uma imagem em sintonia com a realidade e com aquilo que o entrevistador pretende.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Nessa fase, o entrevistador está interessado apenas no que diz respeito a sua vida profissional. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas.
Fale-me um pouco de si.
Procure especificar a questão. O que o entrevistador deseja saber: sua personalidade, seus interesses, seu histórico profissional, etc.
Quais são seus objetivos em curto prazo?
Seja específico dentro dos objetivos da organização.
O que você procura em um determinado emprego?
Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a empresa.
Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?
Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros à empresa.
Quais são seus pontos fortes?
Fale das características desejadas, tais como: entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, responsabilidade, iniciativa (pró-atividade) e competência na área técnica. Quando o selecionador perguntar sobre os pontos positivos ele quer saber, sob o seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Faça seu marketing pessoal.
O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Fale a verdade. Mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento com as pessoas.
Onde você se vê em cinco anos?
Mostre que já traçou um plano consistente de carreira e que sabe o que fazer para realizá-lo.
Qual foi o último livro que você leu?
A pergunta subliminar é "Você tem o hábito de Leitura?". Pode ser que suas leituras de livros estejam atrasadas, mas você lê constantemente jornais comuns e artigos especializados, revistas (Exame, Você S.A., Veja, etc). Nunca vá a uma entrevista sem ter lido o jornal do dia.
Quais são seus objetivos de longo prazo?
Restrinja-se ao futuro profissional. Neste momento não fale de sua vida pessoal.
Por que você está deixando (ou deixou) seu emprego?
Se estiver empregado, enfatize a idéia de buscar desafios.
Se foi ou está sendo demitido, não adianta esconder. Diga a verdade. Se for o seu caso, mencione que a demissão foi causada por corte de custos. Nunca fale mal do empregador anterior.
O que você considera importante num colaborador?
Cite as competências para o cargo, além de dedicação ao trabalho, boa índole, iniciativa, criatividade e entusiasmo.
Quais são seus pontos fracos?
Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, é positivo, defina-os como pontos a desenvolver, tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista, etc. Colocando desta forma, seja qual for o ponto que você citar, deixará claro, em primeiro lugar, que você está consciente de suas deficiências, que você não é perfeito e tem alguns pontos que precisa melhorar.
Você também será avaliado pelo que pergunta

Em entrevistas iniciais: coloque questões genéricas sobre:
A empresa e o processo de seleção;
Principais mudanças ocorridas nos últimos anos;
Principais desafios que a empresa irá enfrentar a curto/médio prazo;
Quando será comunicado o resultado da entrevista, tipo de testes a que os candidatos estarão sujeitos nas fases seguintes.
Numa entrevista final:

Demonstre curiosidade fazendo perguntas sobre a descrição da função, tarefas, responsabilidades e objetivos;
Possibilidades de progressão na carreira;
Benefícios sociais disponíveis e qual a remuneração a auferir.
Estas questões têm interesse desde que não assentem em pontos já abordados em etapas anteriores do processo de seleção.

DICAS FINAIS

Ao cumprimentar alguém, lhe dê um forte aperto de mão, transmitindo segurança.
Pés em direção ao entrevistador indicam que você se interessa pela pessoa. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir.
Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.
Procure não falar que é conhecido de alguém influente.
Saiba com quem você irá conversar, pergunte por quem será entrevistado (nome e cargo),
Não deixe de ler os jornais. Manter-se informado deve ser um hábito.
Mostre entusiasmo. Deixe claro que você procura desafio e desenvolvimento no trabalho.
Saiba tudo sobre seu currículo, que é a história da vida do candidato.
Seja Pontual. Procure chegar uns 15 minutos mais cedo.
Não deixe que a entrevista seja um monólogo, ao contrário, procure transformar a entrevista em uma conversa proveitosa.
Evite fazer muito "hum-hum", é um sinal de que você não sabe se expressar muito bem ou não tem argumentos.
Evite entrar em temas polêmicos, como sexo, religião, política.
Tudo o que não se deve fazer

Falar em demasia;
Falar gírias;
Franzir a testa em demasia;
Discordar em demasia;
Ser dogmático;
Mostrar impaciência;
Ser emotivo;
Ignorar perguntas;
Mudar de assunto de repente;
Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo;
Contar piadas;
Mascar chiclete ou bala;
Fumar. Não fume mesmo que o entrevistador ofereça um cigarro;
Não minta. Não tente parecer o que não é;
Evite apoiar seus pertences sobre a mesa do selecionador;
Erros de português;
Não fale mal de empregos/empregadores anteriores;
Evite ficar olhando no relógio.

A AVALIAÇÃO
Como o entrevistador irá decidir
Ao terminar a entrevista, o entrevistador terá como tarefa escolher entre os pontos que considerou positivos e os pontos que considerou negativos em você, para um julgamento. Esta não será jamais uma equação matemática.
Fatos não bastam - a sua história profissional está no seu currículo, e não há como mudá-la; mas os traços de personalidade e de caráter que você demonstrou contarão muito contra você ou ao seu favor.
Habilidades - a sua habilidade de pensar logicamente, a capacidade de expressar claramente as idéias, a rapidez de entender o ponto central de uma questão, a clareza de diferenciar o que é importante e o que não é importante numa conversa, tudo isso contará para o julgamento do entrevistador.
Relacionamento - nenhum empregador quer um funcionário que lhe traga problemas, portanto a sua habilidade em relacionamentos vai fazer diferença (você tem muitos amigos? Tem senso de humor? É um bom ouvinte? Entende as pessoas?).
Como você se vê - Muitos entrevistadores focam atenção na maneira como o candidato vê a si mesmo. Confiante ou retraído, vencedor ou perdedor, expansivo ou tímido, tudo isso conta para a avaliação.
Atitudes que os entrevistadores avaliam:
Postura;
Tato;
Cortesia;
Confiança;
Calor;
Entusiasmo;
Alegria;
Otimismo;
Humor;
Um firme aperto de mão;
Boa pronúncia;
Bom vocabulário;
Boa gramática;
Maneira organizada e clara de se expressar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

emprego estranho ,ganhe dinheiro provando gosto de semem

Empresa de grande porte contrata para início imediato:

E-mails de Empresas para envio de Currículo