trabalho home office

a vaga de emprego mais procurada no Brasil em 2023

Imagem
De acordo com os dados que encontrei, a vaga de emprego mais procurada no Brasil em 2023 é vendedor . No primeiro semestre do ano, foram registradas 52.545 vagas para vendedores, o que representa 22,5% do total de vagas abertas no período. Essa alta demanda por vendedores é resultado de diversos fatores, como o crescimento do e-commerce, a expansão do mercado de varejo e a necessidade das empresas de se adaptarem às novas tendências do mercado. Além de vendedor, outras vagas que estão em alta no Brasil em 2023 são: Analista de desenvolvimento de sistemas Engenheiro de software Desenvolvedor de software Analista de marketing digital Gerente de projetos Analista de dados Especialista em cibersegurança Designer de experiência do usuário Essas vagas são relacionadas a áreas que estão em crescimento, como tecnologia, marketing e dados. É importante ressaltar que a procura por vagas de emprego varia de acordo com a região do país, o setor de atuação e o nível de qua

As 7 mentiras mais contadas na hora de fazer currículo,

User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:
http://www.doceshop.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/mentiroso.jpg
As empresas que prestam serviços de análise de currículos para companhias dizem que recebem em média 40% de currículos com informações distorcidas e 20% deles com mentiras deslavadas.
Maquiar currículos para parecerem mais atraentes não é um mal apenas dos brasileiros, as estatísticas americanas são parecidas. Aparentemente as tendências de mentir no currículo são reforçadas com o aumento da competição na hora de procurar emprego.
Desde o início da crise, foram fechadas cerca de 700 mil vagas de emprego e muita gente sentiu a água bater na bunda. Trataram de buscar alternativas. Com isso ocorreu um aumento significativo na quantidade de currículos enviados às empresas.
Mentir no curriculo afasta as boas chances
Neste cenário de competição acirrada surge a tentação de mentir ou exagerar na hora de fazer currículo. Um risco que não vale a pena. Especialistas dizem que mentir pode até garantir mais entrevistas, mas não empregos. Na verdade, pode deixar o candidato ainda mais distante das boas oportunidades.
O entrevistador é um profissional treinado para detectar as mentiras e discrepâncias entre o que o candidato fala e o que está escrito em seu currículo. Uma pequena hesitação ou incoerência já é suficiente para levantar as orelhas do entrevistador.
Após a entrevista ainda existe o filtro das referências e os profissionais de RH estão muito capacitados para fazer uma busca detalhada, principalmente para alguns cargos de setores específicos e decisivos, como TI por exemplo.
Mesmo que um candidato consiga enganar as técnicas de filtragem, ainda existe o risco de ser pego depois de contratado e precisará conviver como um fugitivo, com medo de ser pego na próxima esquina com conseqüências sérias para sua imagem. Acredite, isso acontece com mais freqüência do que você imagina.

As 7 mentiras mais contadas em currículos
  • 01 –Idiomas. A mais popular é transformar o inglês básico em avançado. Também é a mais fácil de identificar, já que um simples teste na conversa com o recrutador pode desmascarar o enganador.
  • 02 – Qualificação. É comum a invenção de qualificações ou transformar um curso rápido em pós-graduação. Erros fatais no processo de seleção. Além da falta ética e moral a descoberta de fraude pode lançar dúvidas sobre as verdadeiras qualificações do candidato. O candidato pode até conseguir enganar o entrevistador, até que ele ligue para a universidade e confira as informações ou peça o certificado do curso.
  • 03 – Cargos e funções. Na intenção de conseguir um salário mais alto muitos candidatos mentem sobre cargos que tiveram anteriormente. Um estagiário pode virar um assistente, um coordenador vira gerente e por aí vai. É relativamente fácil checar estes dados.
    04 – Participação em projetos.
    Mentiras sobre conquistas em implantações de projetos em empregos anteriores é mais difícil do recrutador detectar. Segundo Max Gehringer o currículo com palavras como liderei ou coordenei é complicado porque são ações difíceis de mensurar e com resultados subjetivos. O recurso dos entrevistadores para desmascarar mentiras neste aspecto é levar as perguntas a um nível de detalhes extremo, a fim de extrair contradições.
  • 05 – Motivo de desligamento. Mentiras detectadas sobre o motivo de desligamento pode levar a entender que o candidato tem sujeira escondida em baixo do tapete. Se o desligamento foi espinhoso é melhor assumir logo os maus passos e mostrar que serviu de lição. Culpar ou falar mal do ex-chefe funciona quase como um pedido para desistir do processo de seleção.
  • 06 – Datas de entradas e saídas de empregos. Essa é uma mentira até tolerável pelo entrevistador, caso o candidato tenha vergonha de dizer que ficou muito tempo desempregado. Mas, quando o candidato tenta esconder um padrão de permanências curtas em empregos é imperdoável. Não conseguir durar muito mais que duas vezes pode ser vista como instabilidade e falta de habilidade social. Não colocar as experiências curtas, omitindo dados, também pode ser detectado quando for checada a carteira de trabalho.
  • 07 – Endereço. Muitos mentem em relação a este aspecto por considerarem que morar perto do trabalho pode contar pontos positivos ou por terem vergonha e achar que morar em periferia pode atrapalhar suas chances. Também há aqueles que tentam obter uma verba maior para o vale-transporte. São mentiras que não valem a pena e são descobertas pela checagem de comprovantes de residência ou visita de um colega.
Algumas alternativas as mentiras
Uma carta de apresentação é mais importante que um currículo. Escrever uma carta específica para cada empresa mostrando que estudou sua estrutura seu modelo de negócio e produto pode compensar um currículo sem muitos atrativos.
Também evite enviar currículos iguais. Cada empresa tem necessidades diferentes e a disposição das informações pode variar. Por exemplo, para uma multinacional o inglês é importante e pode ser colocado em cima, em evidência. Para uma empresa de porte médio deve ir em baixo.
As indicações são mais eficientes que currículos. Muito melhor que enviar currículos a 50 empresas é entregar um nas mãos de alguém que trabalhe na empresa e possa indicá-lo.
Colocar uma foto no currículo também pode ser diferencial positivo. Não tire uma foto sisuda, um leve sorriso pode causar uma boa impressão. Listar os trabalhos que já realizou mesmo que não estejam relacionados a vaga pleiteada também vale.
Por exemplo, dizer que trabalhou como balconista para pagar a faculdade encanta os recrutadores, porque mostra que é um profissional dedicado e com determinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

emprego estranho ,ganhe dinheiro provando gosto de semem

Empresa de grande porte contrata para início imediato:

E-mails de Empresas para envio de Currículo